Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em hospitais públicos revela que o consumo do álcool tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento aponta que uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica; e mostra também que 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão consumiram bebida alcoólica (veja gráfico). A maioria das vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos.
“Estas informações que apresentamos aqui têm papel decisivo para que tenhamos, nós e todos os demais órgãos federais, estaduais e municipais, mais segurança para agir. Também vamos utilizá-las em nossas campanhas de conscientização de motoristas, passageiros e pedestres”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Buscando informações adicionais, o blog foi ouvir alguns profissionais do Detran/RN e da rede pública de saúde. O que constatamos, nos encheu de apreensão, pois além do álcool, outro entorpecente muito perigoso e que tem sido a causa de muitos dos acidentes violentos, é sem dúvida, a mistura da bebida alcoólica com as drogas. Relatos apontam que em muitos casos, os jovens matam ou provocam graves acidentes e nem têm consciência do que foi causado ou da gravidade destes, pelo menos no momento, quando além de ingerirem bebidas, usam drogas como maconha, cocaína, crack, e outras de linha semelhante. Nesse momento eles se transformam em verdadeiras máquinas mortíferas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário