As precipitações registradas nestas sexta e sábado na cidade também ocorreram em vários municípios do interior do estado. Em Mossoró, o pluviômetro da Ufersa, registrou uma média de 150 milímetros. Os números foram semelhantes em várias localidades da região.
O município de Itaú registrou a maior média, com 220 milímetros. Segundo informações de moradores do local, o açude Currais, que estava quase seco, chegou a metade da sua capacidade. Já em Campo Campo Grande, o açude Recreio chegou a sangrar.
O pluviômetro em Riacho da Cruz contabilizou 157mm, Caraúbas 140 mm e entre Caicó e Jardim de Piranhas, 160mm.
Segundo o climatologista Saulo Passo, as previsões já apontavam chuvas mais intensas no estado. “ As precipitações são provenientes de uma frente fria que veio em direção ao Rio Grande do Norte. Segundo dados colhidos pelas estações na região oeste, as chuvas foram bem distribuídas”, afirma.
O meteorologista reforça ainda que as chuvas podem se prolongar até maio. “O período mais intenso normalmente ocorre entre março e abril, mas ele pode se prolongar até maio”, diz.
A boa notícia pra região é sem dúvidas, que a maioria dos açudes de pequeno porte encheram ou “tomaram” muita água, o que é um alívio para os pecuaristas, criadores de toda a região que temiam o fantasma da falta d’agua para matar a sede dos animais.
Alguns dizem, que se continuar nesse ritmo, o inverno pode acabar não sendo tão prejudicial quanto se esperava, e que dará pra salvar o restante do rebanho.
Fonte: DEFATO.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário