sexta-feira, 26 de abril de 2013

TESTE DE DIREÇÃO VEICULAR REPROVA MAIS DE 9 MIL NO RN


O Detran/RN divulgou na manhã de hoje dados sobre o índice de aprovação e reprovação nos exames práticos de direção dos candidatos a condutor. Segundo levantamento do Setor de Estatística do Órgão, no primeiro trimestre deste ano, 36,21% dos alunos foram considerados inaptos. Em números absolutos, foram 15.977 aprovados, enquanto 9.069 não conseguiram passar no teste. No mesmo período de 2012, o índice de inaptidão era de 20,32%.
Esse acréscimo ajuda a explicar uma das causas do tempo de espera que muitos candidatos precisam aguardar para fazer o teste. O aumento também indica uma falha na formação dos candidatos, já que há centros de formação de condutores com índice de aprovação perto de 80%, enquanto que em outros esse mesmo índice nem chega a40%. Pensando nisso, o Detran/RN montou este ano uma comissão para acompanhar as práticas pedagógicas nos CFCs do Estado.

“É necessário fazer esse trabalho porque precisamos melhorar as práticas dos condutores no trânsito. E o aperfeiçoamento dos métodos de ensino é vital neste processo. Os próprios centros de formação tem que atentar para estes dados, pois para terem sua renovação de funcionamento avalizada pelo Detran é preciso índice de aprovação mínimo de 60%”, destacou a subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito, Márcia Marques.


A subcoordenadora salientou, entretanto, que a taxa de candidatos inaptos está diminuindo paulatinamente. Segundo o levantamento, no mês de novembro, o percentual de reprovação chegou a 46,92%. Já em janeiro deste ano, baixou para 42,66% e no mês passado o índice registrou 34,17% de inaptidão.

Para o diretor geral do Detran/RN, Willy Saldanha, a preocupação do órgão está em colocar nas vias apenas condutores aptos realmente a conduzir um carro. “Quando nos deparamos com os altos índices de acidentes de trânsito, ficamos apreensivos. É preciso que a sociedade tenha em mente que alguém que não esteja capacitado para conduzir, está preparado para matar ou morrer. Por isso, não podemos fazer concessão alguma”.

O Diretor destacou também as atividades educativas realizadas em várias cidades do interior, como Pau dos Ferros, Caicó e Mossoró. Segundo ele, o objetivo principal é conscientizar todos os que estão envolvidos no trânsito.

Assessoria de Comunicação Detran/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário