terça-feira, 4 de junho de 2013

RN: DEPOIS DE 16 ANOS, ESTADO ESTÁ LIVRE DA FEBRE AFTOSA

Após 16 anos, o rebanho Potiguar está livre da aftosa, o decreto de área livre será dado pelo Ministro da Agricultura, Antonio Andrade, nos próximos dias, em Natal. A novidade para a agropecuária e economia do RN foi anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini na manhã desta segunda-feira (03), dia do lançamento da 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores - Anorc. O lançamento contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Junior Teixeira, e do presidente da Anorc, Marcos Aurélio Sá.

O novo status sanitário garantirá ao RN mais facilidade para a comercialização de produtos e animais, tanto no mercado nacional, quanto no internacional. Além disso, também abre as portas para a participação do estado em grandes feiras e exposições, realizadas em todo Brasil, sem a necessidade de submeter os animais às quarentenas, de elevado custo, que muitas vezes inviabilizavam as exportações especialmente dos animais de genética elevada.

O secretário da Sape, Junior Teixeira, esclarece que, até agora, os criadores potiguares acumulavam prejuízos com os impedimentos legais impostos às zonas de risco médio para a febre aftosa, antigo status do estado.  “A reclassificação do RN representa a garantia da sanidade do nosso rebanho e o fortalecimento de todo sistema de defesa do estado, significando um grande impulso econômico para o segmento agropecuário”, afirmou o Secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário